10
Jun
21:30 — 23:00
São Miguel – Coliseu Micaelense
Rua de Lisboa

Ponta Delgada, São Miguel 9500-216
A carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.
A Sinfonietta de Ponta Delgada, agrupamento tutelado pela Quadrivium – Associação Artística, apresenta em concerto no próximo dia 10 de junho, às 21H30, no Coliseu Micaelense, seis obras de seis diferentes compositores – Freitas Branco, Lacerda, Medeiros, Pierné, Honnegger e Wagner.
A primeira parte deste concerto será exclusivamente dedicada ao repertório português para orquestra de cordas, com especial destaque a dois compositores açorianos. Esta começa com as Duas Melodias de Luís de Freitas Branco, peças que foram escritas em 1909 e são dotadas de uma vasta riqueza polifónica. Segue-se a Pavane de Francisco Lacerda (natural de São Jorge), uma miniatura em andamento lento. No fim da primeira parte, ir-se-á ouvir em estreia absoluta a Sinfonia Zeus do compositor micaelense Rogério Medeiros, obra escrita em 2015 e que o seu autor descreve como sendo “(…) simbólica de um passado do qual a nossa cultura ocidental tanto herdou”.
A segunda metade do concerto inicia com a Canzonetta do compositor francês Gabriel Pierné, uma peça para clarinete solo e orquestra e que terá como intérprete o clarinetista João Rosado. Seguir-se-á com a Pastorale d’été de Arthur Honegger, uma pequena peça para orquestra de câmara escrita em 1920 durante uma estadia do compositor nos Alpes suíços, o que de certa forma se encontra retratado na atmosfera desta obra. Para finalizar o concerto, de Richard Wagner ouviremos Idílio de Siegfried, um poema sinfónico para orquestra de câmara escrito em 1869, que terá sido composto como uma prenda para Cosima (esposa de Wagner) após ter dado à luz o seu filho.
Este concerto da Sinfonietta de Ponta Delgada, dirigida pelo maestro e pedagogo Amâncio Cabral, integra as comemorações do centenário do Coliseu Micaelense.
Os bilhetes estarão à venda na bilheteira do Coliseu Micaelense ou em www.bol.pt.
Foto: DR

PARTILHE ESTE EVENTO: