15
Junho
19:30 — 22:00
São Miguel – Teatro Ribeiragrandense
Largo Conselheiro Artur Hintze Ribeiro

Ribeira Grande, 9600-555
Publicidade
A carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

No âmbito das comemorações dos 65 anos de Emigração para o Canadá, a Associação dos Emigrantes Açorianos (AEA) promoverá a realização de conferências alusivas ao tema no Teatro Ribeiragrandense (Ribeira Grande, ilha de São Miguel), no dia 15 de junho (sexta-feira), a partir das 19h30.

Durante o encontro serão homenageados Duarte Mendes e Alzira Silva, antigos responsáveis pela pasta da Emigração e Comunidades em governos regionais liderados por Mota Amaral e Carlos César, respetivamente.

Três académicos emigrantes serão oradores no encontro: José Carlos Teixeira, catedrático na Universidade da Columbia Britânica, e Sara Vieira, doutoranda na mesma universidade, em Vancouver, além de Nisa Remígio, investigadora na Universidade Concórdia, em Montreal. Também farão intervenções Suzanne Cunha, presidente da Casa dos Açores do Ontário, e o autor do livro «De uma Ilha para a Outra – Fragmentos de Memória», José Luís Jácome.

A sessão de conferências «65 Anos de Emigração para o Canadá» contará com receção animada pelo Grupo de Teatro AJURPE e uma degustação de produtos regionais. A entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia em aeazores@gmail.com ou pelo 91 447 05 20.

 

Programa:

19:30 h – Receção animada pelo Grupo de Teatro AJURPE e uma degustação de produtos regionais.

19:45 h – Sessão de abertura.

A Geografia dos Açorianos e do Canadá, por José Carlos Teixeira (University of British Columbia, Vancouver).

De uma ilha para a outra – Fragmentos de memória, por José Luís Jácome (emigrante e autor).

20:15 hAs Associações portuguesas na Grande Área de Toronto (GTA): Língua e cultura na diáspora, por Sara Vieira (University of British Columbia, Vancouver).

21:00 hA mulher açoriana na emigração pioneira para o Canadá, por Nísia Remígio (Concordia University, Montreal).

 

Foto: DR

Publicidade

PARTILHE ESTE EVENTO: