15
Junho
18:30 — 20:00
Terceira – Instituto Açoriano de Cultura
Alto das Covas, Apartado 67

Angra do Heroísmo, 9700-220
Publicidade
A carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

Quotidiano Saudável é o tema da próxima “Espuma dos Dias”, iniciativa do Instituto Açoriano de Cultura, que terá lugar no próximo dia 15 de junho pelas 18h30, na galeria do IAC e que contará com a presença de Avelino Ormonde e Ebrina van De Bijl.

Avelino Ormonde apresentará uma comunicação sobre “Smart Food”, falando de alguns alimentos que contêm poder curativo e são capazes de cuidar e proteger o corpo humano. Alimentos que não só saciam como evitam a acumulação de gordura, previnem as doenças e têm ainda a capacidade de promover a recuperação de energia mais rapidamente. Assim, identificará alguns desses “alimentos inteligentes”, falará da dieta diária equilibrada, da saúde e da linha. Em simultâneo proporcionará um workshop sobre os benefícios dos batidos verdes para a saúde, tendo em conta as corretas porções de frutas e de produtos hortícolas na dieta diária.

Ebrina van De Bijl apresentará uma comunicação sobre o tema “Vida Saudável”. Fará referência ao tempo em que as pessoas viviam uma vida menos intensiva, seguindo os seus relógios internos com mais atenção, passando pelas alterações sofridas nas últimas décadas, que aceleraram o ritmo da vida dramaticamente, aumentando o stress e deixando outras marcas pouco ou nada saudáveis, com consequências danosas quer ao nível físico quer mental. Falará disso para apresentar a sua própria experiência, ela que deixou há 3 anos uma vida frenética em Amsterdão para abraçar uma relação íntima com natureza, aqui, na ilha Terceira, onde encontrou a oportunidade para criar um lar em equilíbrio saudável, a que deu o nome de “Abbyville”, escola de vida, onde se convidam os hóspedes de todas as partes do mundo a viver, trabalhar e aprender sobre a conexão com nosso instinto pré-histórico. Como cultivar a sua própria comida, usar as mãos para construir abrigos e viver simplesmente uma filosofia de vida que se baseia no budismo e tem por base o treino de consciência ou “mindfulness”. Prática cada vez mais presente no mundo ocidental, sobretudo na Psiquiatria e na Psicologia, para aliviar uma variedade de condições físicas e mentais, bem como no tratamento de dependências. Diz-nos Ebrina:  “Tornou-se a minha missão ensinar às pessoas o que aprendi; para retomar a nossa responsabilidade na saúde e na vida, para ganharmos um conhecimento básico e mais profundo sobre as funções do corpo em combinação com a prática da consciência e a meditação. “

Avelino Ormonde dedica-se há vinte anos ao estudo e prática da agricultura ecológica e tem participado em múltiplas conferências, seminários, workshops e palestras. Proprietário da empresa Biofontinhas “The Art of Balance”, promove acções de sensibilização e formação para hortas ecológicas em modo de Produção Biológico. A sua empresa produz diferentes plantas folhosas, raízes, rizomas, ervas aromáticas e algumas flores comestíveis, e investiga continuamente sobre novos cultivares que tenham interesse para saladas, tendo uma linha de produção pautada pela qualidade e originalidade, destinada essencialmente à hotelaria e restauração de topo, assim como a outro tipo de clientes. A sua empresa tem-se distinguido de outras do mesmo ramo pela paixão como trabalha, pelos conceitos que defende e pela qualidade do que produz.

 

Ebrina van De Bijl é holandesa, nutricionista e especializada na ligação da mente com o corpo. Mudou-se para a ilha Terceira com a família, criando um espaço onde as árvores do pomar estão carregadas de frutos e há tempo para receber amigos e hóspedes de todos os cantos do mundo, que vêm ajudar, aprender e acampar. Abbyville é uma quinta ecológica situada nos Biscoitos, onde tudo foi desenhado e construído pelas suas mãos.

 

Foto: DR

Publicidade

PARTILHE ESTE EVENTO:

Detalhes

Data:
Junho, 15
Hora:
18:30 - 20:00
Categoria de Evento:
Etiquetas de Evento:
, , , , , ,