08
Outubro
9:00 — 19:00
Terceira – Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira
Rua Serpa Pinto, 66

Praia da Vitória, 9760-545
Publicidade
A carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

Entre os dias 22 de setembro e 08 de outubro, estará patente, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, uma exposição intitulada “Trissomia 21”.

Síndrome de Down ou Trissomia 21 é um distúrbio genético causado pela presença de um cromossoma 21 extra, total ou parcialmente.

A síndrome é caracterizada por uma combinação de diferenças maiores e menores na estrutura corporal. Geralmente a síndrome de Down está associada a algumas dificuldades de habilidade cognitiva e desenvolvimento físico, assim como de aparência facial. A síndrome de Down é geralmente identificada no nascimento.

Pessoas com síndrome de Down podem ter uma habilidade cognitiva abaixo da média, geralmente variando de retardo mental leve a moderado. Um pequeno número de afetados possui retardo mental profundo.

Muitas das características comuns da síndrome de Down também estão presentes em pessoas com um padrão cromossómico normal. Elas incluem a prega palmar transversa (uma única prega na palma da mão, em vez de duas), olhos com formas diferenciadas devido às pregas nas pálpebras, membros pequenos, tónus muscular pobre e língua protusa. Os afetados pela síndrome de Down possuem maior risco de sofrer defeitos cardíacos congénitos, doença do refluxo gastroesofágico, otites recorrentes, apneia de sono obstrutiva e disfunções da glândula tiróide.

A trissomia 21 é a causa de aproximadamente 95% dos casos observados da síndrome, com 88% dos casos originários da não-disjunção meiótica no gâmeta materno e 8% da não-disjunção no gâmeta paterno. Neste caso, a criança terá três cópias de todos os genes presentes no cromossoma 21.

 

Cartaz: DR

Publicidade

PARTILHE ESTE EVENTO: