Agenda dos Açores

Todos os eventos dos Açores

Carregar Eventos

« All Eventos

  • Este evento já decorreu.

Concerto de encerramento da Exposição de Presépios – Coleção particular de Duarte Gonçalves da Rosa

Janeiro, 7 | 17:30 - 19:30

Para assinalar a quadra natalícia, a BPARLSR promove uma Exposição de presépios, da coleção particular de Duarte Gonçalves da Rosa, que pretende revelar a diversidade do património cultural (material e imaterial), associada à representação dos presépios, células ancestrais do advento do Natal. Esta mostra espelha a diversidade cultural e a interculturalidade, transversais a toda a humanidade, na iconografia, no imaginário, e na relação com a religião.

Realizar-se-á um concerto de encerramento da exposição, onde serão apresentados os Responsórios In Nativitate Domini, de Tomás de Borba, marcando-se assim o início do ano em que se celebra o 150.º aniversário do nascimento deste pedagogo e compositor terceirense.

Trata-se de uma peça de oito andamentos que segue o estilo sacro definido pelo Motu Próprio Tra le sollisitude, de Pio X, segundo o qual a música sacra deve possuir as qualidades próprias da liturgia, nomeadamente a santidade e a delicadeza das formas.

O programa do concerto abre com dois trechos de Natal integrantes da coleção de canções e coros natalícios do compositor “Os Santos Reis Magos” e “Vilancete de Natal”.

A parte vocal está a cargo do barítono Fábio Silveira e o acompanhamento organístico de Nélson Pereira.

A encerrar o concerto, o coro de funcionários da BPARLSR cantará três peças com música de Tomás Borba, nomeadamente A Barca, Sílvia e Descalça vai para a Fonte.

Foto: DR

Detalhes

Data:
Janeiro, 7
Hora:
17:30 - 19:30
Evento Categorias:
,
Etiquetas de Evento:
, , , , , ,

Local

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Rua do Morrão, 42
Angra do Heroísmo, 9700-054
+ Mapa Google
Telefone:
295 401 000

© 2017 Agenda dos Açores

Theme by Anders NorenUp ↑

RSS
EMAIL
Facebook
Google+
http://www.agendadosacores.publicor.pt/event/exposicao-de-presepios-colecao-particular-de-duarte-goncalves-da-rosa/
Twitter