18
Fevereiro
16:00 — 18:00
Terceira – Auditório do Ramo Grande
Rua Serpa Pinto, 62

Praia da Vitória, 9760-545
A carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

A 18 de fevereiro, será inaugurada a exposição “O Carnaval de Hélio Costa”, pelas 16h00, no Auditório do Ramo Grande. A mostra estará patente até 20 de março. Uma exposição sobre as raízes e particularidades do Carnaval terceirense, uma pequena amostra do grande acervo que há no Museu do Carnaval de Hélio Costa, na vila das Lajes, aberto durante todo o ano.

O museu divide-se em quatro salas, uma dedicada às danças de espada, outra dedicada às danças de pandeiro, aos bailinhos e às comédias, outra que destaca a investigação e os escritores e, por fim, a cozinha, onde se recorda a doçaria típica da época (filhós, coscorões e rebuçados) e a forma como as casas senhoriais eram enfeitadas antigamente para receber as atuações das danças.

O espaço mostra a evolução das roupas utilizadas pelos diferentes géneros de danças ao longo de décadas, acessórios, como apitos e chapéus, instrumentos musicais, livros, vídeos e assuntos (textos teatrais).

As exposições incluem, por exemplo, um assunto de 1939 e a roupa de um mestre de uma dança de espada de 1966, mas muito mais haveria para mostrar se houvesse espaço, porque a população continua a oferecer lembranças da sua passagem pelo Carnaval.

Foto: Museu do Carnaval de Hélio Costa

PARTILHE ESTE EVENTO: