04
Abril
18:00 — 19:00
São Miguel – Coliseu Micaelense
Rua de Lisboa

Ponta Delgada, São Miguel 9500-216
A carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

É já no próximo dia 4 de abril que a Câmara Municipal de Ponta Delgada e a Fundação de Serralves inauguram a exposição “Que sais-je?: Livros e edições de artista da Coleção de Serralves”. A inauguração está agendada para as 18h00 no Coliseu Micaelense.

A exposição, uma produção da Fundação de Serralves — Museu de Arte Contemporânea, Porto, estará patente ao público até ao dia 26 de maio de 2017.

Que sais-je? é a enciclopédia de bolso mais famosa do mundo. Fundada em 1941, esta coleção de livros destina-se a apresentar ao grande público uma vasta diversidade de áreas. Desde que foi criada em 1941 publicou 3.800 títulos de 2.500 autores.
Os artistas que figuram nesta exposição, todos com obras na Coleção de Livros e Edições de Artista de Serralves, questionam a relação entre as suas atividades e diferentes modelos de divulgação do conhecimento, como se pode ver no modo como parodiam dicionários, enciclopédias e métodos de ensino ou destroem deliberadamente a informação transmitida por revistas e jornais. Os artistas produzem publicações mas não estão preocupados com a possibilidade de elas serem ou não imediatamente compreendidas. O que os motiva é uma forma diferente de gerar ideias e pensar os territórios intelectuais com os quais estamos familiarizados. Nestas obras, uma alusão irónica aos sistemas de organização recorda-nos que, na arte, a confusão pode ser um facto verdadeiramente maravilhoso.
“Que sais-je?: Livros e Edições de Artista da Coleção Serralves” é organizada pelo Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Porto, e comissariada por Ricardo Nicolau, curador do Museu.
Foto: DR

PARTILHE ESTE EVENTO: