27
Julho
All Day
São Mateus, Pico
Madalena, 9950-521 Portugal
A carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

As Festas do Senhor Bom Jesus do Pico que têm o seu ponto alto no sábado vão ser presididas pelo Bispo de Angra, que volta a esta celebração três anos depois, agora como bispo de Angra.

A festa do Senhor Bom Jesus Milagroso, em São Mateus, que se realiza entre 27 de julho e 7 de agosto, é uma das mais importantes festas de verão no Pico e uma das festas de dimensão diocesana já que o santuário do Bom Jesus é um dos cinco santuários diocesanos dos Açores.

Este ano o tema “O Bom Jesus é o rosto da misericórdia do Pai” está centrado na misericórdia divina.

O Novenário, inspirado no tema  deste ano, foi pregado até ontempelo Pe José Borges, pároco e prior da Matriz da Vila Franca do Campo, na ilha de São Miguel.

Durante o novenário o Santuário esteve aberto até à meia noite e os escuteiros de São Mateus prestaram apoio os peregrinos que se deslocam a pé em cumprimento das suas promessas, no salão dos romeiros.

Esta quinta feira será inaugurada a exposição de arte religiosa “As minhas raízes em Cristo” de Manoel Costa, no Salão Paroquial. Às 21h30 realiza-se uma Folga de Chamarritas abrilhantada pelo Grupo Folclórico e Etnográfico Ilha Morena da Casa do Povo de São Mateus, no Largo do Passo.

No dia 5 de agosto realizam-se concertos entre as 20h30 e a meia noite com as filarmónicas Lira de São Mateus, Lira Madalense e Filarmónica União e Progresso Madalense.

O dia 6 de agosto, dia principal da festa, serão celebradas três Eucaristias sendo a Missa Solene ás 16h00, que será concelebrada por todo o clero da ilha e clero convidado, sob a presidência de D. João Lavrador.

As festas terminam com um concerto do Orfeão Universitário do Porto no dia 7 de agosto pelas 22h30.

Participam nesta festa várias filarmónicas a saber: Lusitânia Liberdade Velense , União Faialense, Lira de São Mateus , Lira Madalense, União e Progresso Madalense , Liberdade Lajense, Recreio dos Pastores de São João , União Artista de São Roque, Liberdade do Cais do Pico e Recreio Santamarense.

As Festas do Senhor Bom Jesus Milagroso no Pico remontam ao ano de 1862, quando o emigrante Francisco Ferreira Goulart trouxe do Brasil uma imagem do Senhor Bom Jesus, cópia fiel daquelas que se veneram. Esta devoção já cá existia, venerando-se imagens do Senhor Crucificado, como se pode ainda ver nos Inventários das Igrejas Paroquiais. Mas foi a partir da chegada da Imagem a São Mateus do Pico, que mais se intensificou a devoção ao Ecce Homo.

Fonte: Igreja Açores.
Cartaz: DR

PARTILHE ESTE EVENTO:

Detalhes

Início:
Julho, 27
Fim:
Agosto, 7
Categorias de Evento:
,
Etiquetas de Evento:
, , , ,