Agenda dos Açores

Todos os eventos dos Açores

Carregar Eventos

« All Eventos

  • Este evento já decorreu.

II Encontro Daniel de Sá – Apresentação da “Poesia Completa de Antero de Quental, vol. I”

Março, 2 | 18:00 - 21:00

Nos próximos dias 2 e 3 de Março, a Associação Daniel de Sá ( ADS), em colaboração com o “Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas” levará a efeito os  Encontros de 2017.
Trata-se de uma iniciativa que, atentos os temas a abordar, a Literatura e o Mar, bem como as personalidades convidadas, constitui, seguramente, um evento de extrema importância para a ADS.
Assim, no dia 2 de Março, pelas 18 horas Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, decorrerá a apresentação nacional do livro Poesia Completa de Antero De Quental, vol. I – Odes Modernas e Primaveras Românticas, Edição Crítica de Luiz Fagundes Duarte, Lisboa: Abysmo | Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Obras Clássicas da Literatura Portuguesa – Século XIX, Outubro de 2016, 332 páginas.
No dia 3 de Março no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, Ribeira Grande será a vez de “ O Mar como desígnio”, sendo que pelas 09h30 haverá recepção e abertura, seguindo-se pelas 10h00 um primeiro painel intitulado “O Estado da  arte da Economia do Mar”, com comunicações e mesa redonda moderada por Rui Goulart, numa “reflexão sobre a “maritimidade” de Portugal na Europa e no Mundo, desde a importância da literacia dos oceanos na construção de uma nova identidade marítima portuguesa, passando pela visão sobre o futuro das políticas públicas, no contexto de uma nova economia de crescimento azul analisada à luz dos desafios do passado, presente e futuro”.
Serão oradores Fausto Brito Abreu, Director-Geral da Direcção-Geral de Política do Mar, “O Potencial da Economia Azul em Portugal”; Miguel Marques, Partner da PwC para a Economia do Mar, “O LEME: O Barómetro da PwC da Economia do Mar”; Luz Parâmio, Coordenadora Científica do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia dos Açores, “A literacia do Mar dos Açores como património científico”.
Seguir-se-á um intervalo para um “Chá Gorreana”, com biscoitos “Roveredo  & Filhos, Lda” e depois decorrerá um segundo painel, pelas 11h30 sobre “Conhecer para Liderar”, com comunicações e mesa redonda moderada por Hugo Metelo Diogo. “Ousar o Mar para vencer o desconhecido, através da ciência e tecnologia. Os novos usos do Mar e as tecnologias emergentes na valorização dos recursos marinhos. A valorização económica do conhecimento científico, na nova vaga de crescimento económico, assente na exploração sustentável dos mares e oceanos: o crescimento azul”, refere o comunicado da organização, sendo que neste painel serão oradores: Helena Vieira, Investigadora e Diretora da Bluebio Aliance, “A Biotecnologia Azul”; Rui Melo Ponte, (“Oceanógrafo, Atm.and Env.Research, Inc.”,O mar, esse nosso velho (des)conhecido”; Valentim Rodrigues, Comandante da Zona Marítima dos Açores, “Liderança- Rumo à Lavoura do Futuro, o Mar”. Pelas 14h00, tem lugar o terceiro painel sobre Viver e Empreender no Mar, numa Mesa redonda moderada por Hugo Metelo Diogo, onde o Mar será contado “na primeira pessoa. Histórias de vida de quem viveu, empreendeu e desafiou o Mar, olhado na perspectiva dos sectores de actividade com mais impacto no presente, passado e futuro da Economia do Mar dos Açores” por Ana Cristina Ribeiro, Administradora da YouSeaMe, “O património marítimo e a experiência de Mar”; Cláudia Baeta, Ilustradora científica, “A vida na água”; Genuíno Madruga, velejador solitário, ”Viver no mar, viver do mar”, Paulo Serra Lopes, fundador do Oceanário e do Fluviário de Mora, “Cultivar o Mar”.
No âmbito da Literatura, o primeiro painel terá início às 15 horas tendo como moderadora, Madalena San-Bento e oradores: Leonor Sampaio Silva (Professora Universitária), “Olhares de fora sobre o mar dos Açores”; Luiz Fagundes Duarte (Professor Universitário), “ O Mar na Literatura Portuguesa”.
Seguir-se-á também um intervalo para um “Chá Gorreana”, com biscoitos “Roveredo  & Filhos, Lda” e um segundo Painel, com início às 16 horas, com a moderadora Madalena San-Bento e os oradores: Eduíno de Jesus (Professor Universitário), “Daniel Sá, a construção do poeta”; Lélia Nunes (escritora brasileira), “Ao enconto de Daniel de Sá”, seguindo-se o discurso de encerramento e estando previsto o encerramento dos encontros para as 17h30. A direcção da associação convida todos os amigos e sócios, bem como a comunidade em geral, a comparecerem neste acontecimento.

Local

Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada
Avenida Gaspar Frutuoso, 12
Ponta Delgada, Açores 9500-054
+ Mapa Google
Telefone:
296305040

© 2017 Agenda dos Açores

Theme by Anders NorenUp ↑

RSS
EMAIL
Facebook
Google+
http://www.agendadosacores.publicor.pt/event/ii-encontro-daniel-de-sa-apresentacao-da-poesia-completa-de-antero-de-quental-vol-i/
Twitter