22
Setembro
22 Setembro, 2017 10:30 — 24 Setembro, 2017 18:30
São Miguel – Ponta Delgada
A carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

21 de setembro às 21h30Muros de Pedra – curta-metragem de André Laranjinha. Este filme é um olhar subjetivo sobre a arte de construir em pedra, tanto na sua dimensão de empreendimento e engenho humanos, como na dimensão da essência material das pedras, que é também a essência da própria ilha: lava. No 9500 Cineclube, SolMar Avenida Center, Av. Infante D. Henrique – Ponta Delgada.

22 de setembro das 10h30 às 16h00 – Colheita manual de chá nas plantações de chá Seara – Sete Cidades. No início do século XX, (1920?), no lugar da Seara, Sete Cidades, propriedade dos herdeiros de José Maria Álvares Cabral (1911-1989) existiu uma oficina de chá preto, o Chá Seara. Ainda hoje subsiste o edifício desta pequena oficina e algumas dezenas de arbustos da planta do chá – Camellia sinensis, que correm o risco de desaparecerem. Tendo em conta esta realidade, num primeiro momento, os participantes irão proceder à colheita manual do chá e ao murchamento da folha. Atividade sujeita a marcação com custo associado. 

23 de setembro das 10h30 às 17h00 – Oficina de produção de chá Seara – Sete Cidades. Após a colheita e o murchamento do chá, num segundo momento, iremos proceder à rolagem manual do chá, à oxidação e à secagem das folhas.  Em seguida terá lugar a seleção e respetivo empacotamento, terminando esta atividade com a degustação do chá, este segundo momento será realizado na loja Eco-Atlântida.

24 de setembro das 15h às 18h30 – Rota patrimonial pelos Fenais da Luz. Através de um passeio pedestre pela orla costeira, entre outros aspetos significativos do património dos Fenais da Luz, e com a colaboração especial do IVAR (Instituto de Vulcanologia e Avaliação de Riscos), os participantes nesta atividade vão poder fruir e conhecer melhor aquele património natural, visitar locais como a Ermida de São Pedro, o centro da freguesia e o Núcleo Museológico dos Fenais da Luz.  Ao longo do percurso serão ouvidos testemunhos de habitantes locais e de convidados especiais.

Com este evento pretende-se contribuir para a qualificação do território, para a sua preservação e para a valorização da relação entre a Natureza e a Cultura dos lugares. Atividade sujeita a marcação com custo associado.

Ponto de encontro: parque de estacionamento do Hotel Pedras do Mar

 

Inscrições para as atividades: 296 202 930 ou museu.cmachado.info@azores.gov.pt

 

Foto: DR


There is no ads to display, Please add some

PARTILHE ESTE EVENTO:

Detalhes

Início:
22 Setembro, 2017 | 10:30
Fim:
24 Setembro, 2017 | 18:30
Categorias de Evento:
,
Etiquetas de Evento:
, , , , , , , , , ,