27
Março
21:30 — 22:30
Casa dos Açores de Lisboa
Rua dos Navegantes, 21

Lisboa, 1200-729 Portugal
A carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

“Açores no Mundo” é o novo livro de José Andrade sobre as 15 Casas dos Açores existentes em Portugal, Brasil, Estados Unidos da América, Canadá, Uruguai e Bermudas.

O lançamento nacional do livro tem lugar a 27 de março, na Casa dos Açores em Lisboa, assinalando o dia próprio do 90º aniversário da fundação desta primeira representação açoriana no exterior da Região.

A nova publicação, editada pela chancela Letras Lavadas, comemora também o 20º aniversário do Conselho Mundial das Casas dos Açores, constituído em 1997.

O livro “Açores no Mundo” tem prefácio do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, e inclui mensagens institucionais do Presidente do Governo da Região Autónoma dos Açores, Vasco Cordeiro, e do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro.

Os antigos presidentes do Governo dos Açores, Mota Amaral e Carlos César, escrevem também nesta obra dedicada à diáspora açoriana, que inclui ainda depoimentos dos Embaixadores dos Estados Unidos da América, Canadá, Brasil, Uruguai e Reino Unido acreditados em Lisboa.

A obra coordenada por José Andrade encontra-se estruturada em três partes distintas, sobre a Emigração Açoriana, as Casas dos Açores e o Conselho Mundial das Casas dos Açores.

Na sua componente central, o novo livro aborda o passado e o presente das Casas dos Açores atualmente existentes em Lisboa, Rio de Janeiro, Hilmar (Califórnia), Quebeque, Norte, São Paulo, Bahia, Nova Inglaterra, Ontário, Winnipeg, Algarve, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Uruguai e Bermuda.

Para cada uma das 15 “embaixadas” das 9 ilhas no mundo, o livro apresenta um retrato da comunidade envolvente, o historial da Casa dos Açores, a galeria dos sucessivos dirigentes e uma mensagem do seu atual presidente.

O lançamento nacional de “Açores no Mundo”, a 27 de março, conta com a participação do governo açoriano e dos presidentes das Casas dos Açores de Lisboa, Norte e Algarve.

Imagem: DR

PARTILHE ESTE EVENTO: