23
Setembro
17:00 — 18:30
São Miguel – Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada
Avenida Gaspar Frutuoso, 12

Ponta Delgada, Açores 9500-054
A carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

O livro Cão de Fila de São Miguel – Património dos Açores, de Tiago Vieira Andrade, e edição Letras Lavadas, será lançado a 23 de setembro, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, às 17:00 h.

A obra será apresentada pela Doutora Susana Goulart Costa e pela Doutora Fátima Mendes Cabral.

A raça hoje conhecida como o Cão de Fila de São Miguel descende dos mastins e alões inicialmente levados para as ilhas dos Açores pelos primeiros colonos, vindos do continente. Mais tarde, e através do contacto com outros povos que aportavam e se estabeleciam nos Açores, o património genético da raça foi enriquecido com cruzamentos feitos com mastins ingleses, buldogues e dogues de Bordéus, até ao culminar do aparecimento da nova raça, de características morfológicas e temperamentais próprias plenamente definidas.

Embora a existência do Cão de Fila de São Miguel, como raça individualizada, esteja registada desde o início do século XIX, é apenas em 1982 que é iniciado o seu registo pela iniciativa de António José Amaral com a colaboração de Maria de Fátima Machado Mendes Cabral, médica veterinária, com o objetivo de criar um censo dos seus efetivos. É também pela iniciativa destas mesmas duas pessoas que, em 1984, dois anos após o início do registo de indivíduos, é publicado o primeiro estalão oficial. Em 1995 é proposto à Fédération Cynologique Internationale a homologação da raça, tendo sido finalmente reconhecida no ano de 2008.

 

Cartaz: Publiçor


There is no ads to display, Please add some

PARTILHE ESTE EVENTO: