17
Fevereiro
21:00 — 23:00
Salão da Sociedade Filarmónica Recreio Santamarense
Largo da Igreja

São Roque do Pico, Santo Amaro 9940-182
A carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

A obra Petipés – Carpintaria Naval Açoriana, da autoria do Comandante Lizuarte Machado será apresentada ao público próximo dia 17 de fevereiro na sede da Filarmónica Recreio Santamarense – Freguesia de Santo Amaro, Ilha do Pico.
Trata-se de uma obra de síntese sobre a evolução da carpintaria naval açoriana sendo um contributo para a consagração da construção naval e dos construtores navais açorianos, nos séculos XIX e XX.
Assume-se como um catálogo da coleção particular do Comandante Lizuarte Machado, resultado de uma pesquisa de largos anos, apresentando 94 petipés com descrições e medidas exatas como, por exemplo, comprimento fora a fora (CFF), largura da seção transversal (BOCA), distância vertical (PONTAL) e a tonelagem de arqueação bruta (TAB).
Ao longo de 190 páginas dividem-se 30 mestres e construtores navais, com enquadramento histórico, descrição das embarcações construídas e fotografias de enquadramento. Desta forma localizam-se, no tempo e no espaço, a construção das embarcações assim como o construtor e o armador.
A presentação da obra estará a cabo de Noélia Maria Machado, licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, pela Universidade dos Açores e com descrição do autor.
Na sessão de apresentação da obra estarão em exposição exemplares originais de petipés seguido de beberete.
A obra estará à venda, em número limitado, a preço especial de lançamento.

 

Foto: DR

PARTILHE ESTE EVENTO:

Detalhes

Data:
Fevereiro, 17
Hora:
21:00 - 23:00
Categoria de Evento:
Etiquetas de Evento:
, , ,