03
Março
18:00 — 20:00
Terceira – Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Rua do Morrão, 42

Angra do Heroísmo, 9700-054
A carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro celebra os 150 anos do nascimento de Tomás Borba, com uma série de atividades que se desenrolarão ao longo de todo o ano de 2017. No próximo dia 3 de março, sexta-feira, é inaugurada uma mostra documental, composta por um conjunto de documentos relevantes para a compreensão da vida e da obra deste angrense ilustre. Esta mostra documental inclui fotografias, documentos pessoais, autorizações régias, diplomas dos cursos, diplomas de exercício de funções públicas, partituras diversas e programas de concertos.

Tomás Borba nasceu a 23 novembro de 1867, no concelho de Angra do Heroísmo.

Iniciou a sua aprendizagem musical na Sé Catedral, sendo moço-cantor. Aos treze anos, ingressou no Seminário Episcopal de Angra, onde cursou Literatura, Filosofia e Teologia. Em 1893 ingressou no Curso Superior de Letras. Completou o Curso Geral de Piano, em 1894, e o Curso Superior de Composição, em 1895. Foi responsável por musicar ainda diversos poemas.

Entre os muitos cargos que desempenhou destacam-se os de presidente do Conselho Musical da Associação de Classe dos Músicos Portugueses, e o de vogal do Conselho Superior de Instrução Pública.

Morreu a 12 de fevereiro de 1950, tendo o seu corpo sido trasladado para a ilha terceira, onde repousa no cemitério do Livramento.

 

A exposição estará patente até 25 de março de 2017.

Imagem: DR

PARTILHE ESTE EVENTO: