26
Abril
9:00 — 17:00
São Miguel – Pavilhão da Associação Agrícola
Recinto da Feira - Campo de Santana

Ribeira Grande, Rabo de Peixe 9600-096
A carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, através da Direção Regional do Desenvolvimento Rural, vai assinalar, a 26 de abril, o Dia da Produção Regional com a realização de um seminário denominado “Açores com valor acrescentado”, no Parque de Exposições de São Miguel.

A produção, a transformação, a inovação, a cooperação e o consumo são as áreas que estarão em destaque neste evento, cuja sessão de abertura contará com a presença do Secretário Regional da Agricultura e Florestas e do Presidente da Federação Agrícola dos Açores.

A comemoração do Dia da Produção Regional coincide com o Dia da Produção Nacional, que se assinala desde 2011 e visa sensibilizar os consumidores para a importância social e económica da produção portuguesa, bem como apelar ao consumo do que é produzido no país.

O programa do seminário inclui, no período da manhã, intervenções de Maria Custódia Correia, sobre a importância da cooperação na produção, Vitor Tito, que abordará as sete grandes tendências no mercado da alimentação, e Pedro Pimentel, sobre a situação atual e as tendências futuras dos lacticínios.

Ainda antes do almoço, haverá uma intervenção de Mirjam Buil sobre inovação na transformação e Maria Canelhas abordará a cooperação no consumo.

Os trabalhos do período da manhã incluem ainda intervenções de Rodolfo Tristão, presidente da Câmara de Provadores da Comissão Vitivinícola Regional dos Açores, sobre o mercado dos vinhos, e de Marisa Toste, administradora da Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA), que abordará os próximos desafios da Marca Açores e o poder desta marca.

Durante a tarde serão apresentados quatro casos relativos à valorização da produção, nomeadamente Rui Calouro, da BEL, falará sobre pastagens sustentáveis, Madalena Mota, do Chá Gorreana, abordará a cultura do chá, numa perspetiva de agricultura, turismo e internacionalização, Carlos Arruda, do INOVA, vai falar sobre a melhoria da competitividade do ananás dos Açores e o empresário João Monteiro fará uma intervenção sobre o valor acrescentado na horticultura.

Este seminário, que será encerrado pelo Diretor Regional do Desenvolvimento Rural, está aberto à participação de todos os interessados, incluindo agricultores e industriais do setor agroalimentar, devendo a inscrição ser feita através do telefone 295 404 280 ou endereço eletrónico https://docs.google.com/forms.

 

Foto: Publiçor

Publicidade

PARTILHE ESTE EVENTO: