16
Maio
16 Maio, 2017 9:30 — 17 Maio, 2017 16:00
São Miguel – Teatro Ribeiragrandense
Largo Conselheiro Artur Hintze Ribeiro

Ribeira Grande, 9600-555
Publicidade
A carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

A Escola Profissional da Ribeira Grande promove o Seminário intitulado “A Nossa Realidade Agrícola” nos dias 16 e 17 de maio no Teatro Ribeiragrandense. No primeiro dia serão debatidos temas de interesse atual, como por exemplo a Divulgação do Destino Açores- “Semear sonhos para colher realidades”, o Alojamento Local e ainda a importância da cultura do chá e do ananás para a ilha de S. Miguel. No segundo dia haverá testemunhos de exemplos e boas práticas  empresas na região, como por exemplo a o restaurante da Associação Agrícola e de empresas de atividades turísticas e ainda quais os apoios disponíveis para o Turismo.

O seminário, que terá lugar entre as 9.00 e as 15.30 horas, destina-se a formandos que frequentam os cursos de agro-pecuária e de turismo e é aberto à população em geral. A inscrição é gratuita e pode ser feita em www.fund-rg.com.

 

Programa:

16 de maio

09:30 h – Sessão de abertura, com o Presidente da CMRG, Alexandre Gaudêncio; o Dr. Fernando Sousa, da Direção Regional do Desenvolvimento Rural; e a Presidente da Cooperativa A Ponte Norte, Teresa Silva.

10:00 h – Divulgação do Destino Açores- “Semear sonhos para colher realidades”, pelo Dr. Rui Ámen, da Associação de Turismo dos Açores.

11:00 h – A importância do transporte aéreo para o desenvolvimento do turismo nos Açores, pela Associação Açoriana de Transportes Aéreos (SATA).

11:20 h – As Casas da Ribeira Grande – o alojamento local no concelho da Ribeira Grande, pelo Dr. João Pinheiro e pela Arq. Vanessa Pinheiro.

12:00 h – Almoço.

14:00 h – A Agricultura ao serviço do Turismo – A História do chá e a sua importância para a Região, pelo Eng. José Pacheco, da Fábrica de Chá Porto Formoso.

14:15 h – A importância do Chá da Gorreana para o Turismo, pela Dra. Madalena Mota, da Fábrica de Chá da Gorreana.

14:30 h – O cultivo do ananás como atrativo turístico, pela Dra. Violante Medeiros, da Profrutos.

15:00 h – Encerramento.

 

17 de maio

09:30 h – Experiência e boas práticas – Agricultura e Turismo, pela Dra. Joana Coutinho, da Quinta do Bom Despacho.

09:50 h – Experiência e boas práticas – Agricultura e Turismo, por Inês Sá de Bandeira e Paulo da Silva, da Quinta dos Sabores.

10:10 h – Experiência e boas práticas – Agricultura e Turismo, pela Associação Agrícola de São Miguel.

11:20 h – Apoios financeiros para o Turismo, pelo Arq. Pedro Gaspar, da Direção Regional de Turismo.

11:40 h – O perfil do profissional que as empresas procuram no mercado, pelo Dr. Jorge Aguiar, do Grupo Bensaúde.

12:30 h – Almoço.

14:00 h – Apresentação do CEMPA (Centro Empresarial dos Açores), pelo Dr. João Moniz.

14:20 h – Atividades Turísticas na Natureza, pelo Dr. João Câmara, da Fun Activities Azores Adventure; e pelo Dr. Nuno Costa, da Green Mark.

15:30 hSessão de encerramento, com o Presidente da CMRG, Alexandre Gaudêncio; a Dra. Paula Andrade, da Direção Regional do Emprego e Qualificação Profissional; e com a Presidente da Cooperativa A Ponte Norte, Teresa Silva.

Atuação do Grupo de Folclore da Casa do Povo da Ribeira Grande.

 

 

Cartaz: DR

Publicidade

PARTILHE ESTE EVENTO: