21
Outubro
8:30 — 11:30
Ilha de Santa Maria
A carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

Sessão de treino de trail para promoção da prática de exercício físico na natureza. O percurso será dividido em dois graus de dificuldade: médio (7 km) e difícil (11 km).
Idade mínima recomendada: 18 anos

Ponto de encontro: estátua de Cristóvão Colombo

 

Info sobre o trilho:

Categoria – Linear
Dificuldade – Médio
Extensão – 9 km
Tempo Médio – 4h00

Esta pequena rota linear de 9 km liga as localidades de Bananeiras aos Anjos, num passeio pela costa norte da ilha.

Saia das Bananeiras em direção à Baía do Raposo. Este trilho, muito utilizado como acesso aos pesqueiros da baía, classificada como Geossítio, permite visitar duas azenhas, a levada que as alimenta e um lagar pertencente à cultura vinhateira local, atualmente em ruínas.

Ao sair da baía, suba a encosta onde é possível ver algumas espécies de flora natural como o Pau-branco (Picconia azorica), a Faia-da-terra (Morella faya) ou a Cabaçeira (Pericallis malvifolia) e espécies introduzidas como o Incenso (Pittosporum undulatum), a Cana (Arundo donax) e a Babosa (Agave americana). Neste troço pode observar e ouvir algumas aves como o Milhafre (Buteo buteo rothschildi), o Melro-negro (Turdus merula), o Tentilhão (Fringilla coelebs moreletti), a Estrelinha de Santa Maria (Regulus regulus sanctae mariae), o Canário-da-terra (Serinus canaria) ou o Pisco-de-peito-ruivo (Erithacus rubecula).

Continuando para oeste, o trilho segue por uma densa área florestal que o conduzirá a mais um Geossítio – o Barreiro da Faneca, local da última fase eruptiva da ilha onde predominam as argilas de cor avermelhada. Nesta fase do percurso, sobre terreno árido, existem vários desvios com acessos a miradouros sobre a costa norte, destacando-se o miradouro da Ponta do Pinheiro e o da Baía da Cré.

Chegando ao final desta zona árida o caminho leva-nos a subir o Monte Gordo, local onde existe uma vigia da baleia. Daqui sobe-se à Ponta dos Frades, continuando depois paralelamente à Ribeira dos Lemos em direção aos Anjos, onde a história do povoamento da ilha de Santa Maria está marcada pela presença de uma pequena ermida, provavelmente o primeiro templo cristão dos Açores e a estátua do navegador Cristóvão Colombo, no centro da localidade.

Inscrições limitadas até 19 de outubro, através de parque.natural.stmaria@azores.gov.pt | 296 206 790.

 

Foto: PH Silva / Siaram


There is no ads to display, Please add some

PARTILHE ESTE EVENTO:

Detalhes

Data:
21 Outubro, 2017
Hora:
8:30 - 11:30
Categoria de Evento:
Etiquetas de Evento:
, , ,