08
Jul
8:30 — 13:00
Ribeira dos Caldeirões
Estrada Regional 1-1

Nordeste, Achada 9630-024
A carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

A Câmara Municipal do Nordeste irá organizar um trilho pedestre dos Graminhais ao Pico da Vara, no dia 8 de julho.

Inscrições até dia 7, através do e-mail desporto@cmnordeste.pt  ou pelo telefone 296 480 060.

Este trilho começa na Algarvia e termina no Pico da Vara (ponto mais alto da Ilha de São Miguel: 1.103m). Este trilho era utilizado pelos antigos para aceder ao mato onde faziam produção de carvão e maneio de gado.

O percurso inicia-se num caminho que se localiza dentro de uma mata de criptomérias. Em dias de muita humidade é aconselhável seguir à direita junto às criptomérias pois o piso pode tornar-se muito escorregadio na zona central do caminho.

Depois de cerca de 1 km sempre a subir, a mata de criptomérias termina dando lugar a uma paisagem de vegetação rasteira, maioritariamente constituída por gramíneas que dão o nome ao planalto: Graminhais.

Continuando o percurso chega-se a uma bifurcação onde se deve voltar à esquerda para o Pico da Vara. A partir deste ponto começa-se a observar a costa Sul de São Miguel. Após cerca de 500m encontrará uma marca que indica o local onde caiu um avião Francês em 1949.

A partir desse ponto ficam a faltar 1 500m para chegar ao Pico da Vara. Já perto do seu destino encontrará um primeiro desvio à esquerda que indica Santo António, mas não siga por esse caminho pois ele não apresenta condições de segurança.

Visite primeiro o Pico da Vara, onde se encontra um marco geodésico, e depois inicie então a sua descida.

Este percurso passa numa Zona de protecção especial onde se pode, com alguma sorte, observar o priolo, Phyrrula murina, (ave em risco de extinção).

 

Ponto de encontro: Ribeira dos Caldeirões, Achada do Nordeste.

 

Foto: DR

PARTILHE ESTE EVENTO:

Detalhes

Data:
Julho, 8
Hora:
8:30 - 13:00
Categoria de Evento:
Etiquetas de Evento:
, , , , , ,