A Fábrica de Chá Porto Formoso promove a XVII edição da Colheita de Chá. Trata-se de uma iniciativa de animação turística e cultural que irá envolver mais de uma centena de figurantes, na recriação da colheita manual da folha do chá.
Ao longo do dia serão recriados os costumes e as vivências dos ranchos de mulheres que se dedicavam à colheita do chá, na costa norte da ilha de São Miguel. Vestidas de acordo com recolhas e testemunhos da época, as apanhadeiras vão colhendo de forma delicada, as folhas novas do chá que posteriormente são enroladas em tabuleiros de madeira e secas em forno de lenha tradicional. O enquadramento do balho e dos jogos tradicionais, nesta atividade, têm o propósito de trazer à memória dos divertidos momentos da meninice de muitas apanhadeiras, que durante o tempo do almoço que se dedicavam aos bordados para a indústria e às brincadeiras típicas da sua tenra idade.
Com esta iniciativa, a Fábrica de Chá Porto Formoso pretende divulgar aos visitantes locais e turistas a grande riqueza histórica e etnográfica da cultura do chá dos Açores.
Foto: Publiçor