Open/Close Menu Todos os eventos dos Açores

O verão chegou em força aos Açores e, com ele, muitos turistas, mas também locais, aproveitam para conhecer as vistas das ilhas. No Top Azores desta semana, fique com alguns miradouros da ilha de São Miguel – uns mais conhecidos, outros nem tanto – e desfrute de belos panoramas sobre o casario, o mar, a montanha ou a lagoa.

1. Miradouro da Boca do Inferno / Grota do Inferno

Teríamos de começar o artigo com o miradouro que está atualmente nas bocas do mundo, o da Bocado Inferno/ Grota do Inferno, inserido no Parque Florestal da Mata do Canário, na Serra Devassa, freguesia de Santo António.

É considerado por muitos o miradouro mais bonito de São Miguel, pois oferece um panorama sobre as lagoas Rasa, das Sete Cidades, do Canário e de Santiago. Fica a cerca de 1000 metros de altitude. Para o aceder, tem de subir umas escadas em terra batida, perto do parque de merendas.

2. Vista do Rei

O Miradouro da Vista do Rei proporciona o panorama sobre a Lagoa das Sete Cidades mais famoso da ilha. O nome deste miradouro advém da visita do rei D. Carlos e da rainha D. Amélia a 6 de julho de 1901 a São Miguel.

3. Miradouro do Pico do Carvão

Mais um miradouro das Sete Cidades. Daqui é possível avistar uma vasta extensão de cones vulcânicos que se estendem desde o concelho de Ponta Delgada ao concelho da Ribeira Grande, tendo sempre como pano de fundo várias lagoas, como é o caso da Lagoa do Carvão, da Lagoa do Caldeirão Grande, da Lagoa do Peixe, da Lagoa das Achadas e da Lagoa das Éguas.

Encontra-se ainda nas suas imediações o Pico do Boi, o Pico das Éguas e o Pico do Carvão.

4. Miradouro da Ponta do Escalvado

Localizado no lugar da Várzea, na freguesia dos Ginetes, o miradouro do Ponto do Escalvado oferece vista sobre os ilhéus dos Mosteiros, a Ponta da Ferraria e o mar.

Foi um importante posto de vigia das baleias na época em que se caçavam estes cetáceos nos Açores.

Foto: Ariadna Bach

5. Miradouro do Castelo Branco

Esta inusitada torre encontra-se na freguesia de Ponta Garça, em Vila Franca do Campo. Este miradouro é acedido a partir da Estrada Regional entre Vila Franca do Campo e as Furnas.

Além da beleza própria do Castelo, a paisagem circundante sobre Vila Franca do Campo, sobre o Vale das Furnas e a sua lagoa é exuberante.

6. Miradouro de Santa Iria

Localizado numa ravina sobre o mar, o Miradouro proporciona uma vista soberba sobre a encosta, desde os Fenais da Ajuda até às Capelas, no município da Ribeira Grande, num ambiente de mistério e serenidade num confronto sem igual entre o verde das pastagens e o azul do Oceano.

7. Miradouro da Lagoa do Fogo

O miradouro da Lagoa do Fogo, na Ribeira Grande, também é um dos mais famosos e bonitos da ilha, pois oferece uma vista soberba sobre a segunda maior lagoa de São Miguel. Fica a uma altitude de mais de 570 metros. A meio caminho desta lagoa fica o Monumento Natural da Caldeira Velha.

8. Miradouro da Coroa da Mata

Este miradouro situado na freguesia da Ribeirinha, na Ribeira Grande, proporciona vistas sobre a Ponta do Cintrão, a Baía de Santa Iria e as freguesias de Porto Formoso e da Maia.

9. Miradouro do Frade

Localiza-se na freguesia da Maia, concelho da Ribeira Grande. Deste miradouro poderá ver a costa norte de São Miguel até à Ponta do Cintrão (à esquerda) e a Ponta dos Fenais da Ajuda (à direita) e o mar. Contém também um deslumbrante parque de merendas, com churrasqueira.

10. Miradouro do Tio Domingos

Não é qualquer tio que tem um miradouro com o seu nome! Para visitar este “titio” e deliciar-se com a majestosa vista panorâmica sobre a costa norte da ilha, além de conseguir aceder à praia selvagem da Viola, terá de passar pela freguesia da Lomba da Maia, no concelho da Ribeira Grande.

11. Ponta da Madrugada

Situado na Lomba da Pedreira, no Nordeste, antes do início da zona urbana da localidade e junto à Estrada Regional, é o primeiro miradouro para quem entra pelo lado sul do concelho e o melhor local para ver o nascer do sol, pois está situado numa das extremidades da ilha.

Durante todo o ano, é frequente pernoitarem no local forasteiros para apreciar o nascer do sol, complementando a estadia com o sossego que oferece este paradisíaco local, com extensas zonas ajardinadas e uma deslumbrante vista para o mar e para a Serra da Tronqueira.

12. Ponta do Sossego

Outra belezura da Pedreira do Nordeste, um pouco mais à frente do miradouro da Ponta da Madrugada. O seu encanto não se limita à deslumbrante vista sobre o oceano e a costa, além da Fajã do Araújo e da Praia do Lombo Gordo, mas essencialmente pelos seus jardins muito coloridos e muito bem tratados.

Contudo, com a grande afluência de turistas que temos visto, sossego é coisa que não terá muito por aqui… Mas vale a pena visitar à mesma! 😉

13. Miradouro do Pico do Bartolomeu

E, por fim, mais uma vez na Pedreira do Nordeste (irra, que esta terra tem miradouros mesmo espetaculares!!!), encontra-se o Miradouro do Pico do Bartolomeu. Este situa-se numa estrada sem saída (mas com bom acesso, embora um pouco estreito) que sobe do Parque Florestal da Cancela do Cinzeiro até as antenas de telecomunicações, onde se encontra o miradouro. O Pico de Bartolomeu oferece uma vista grandiosa sobre a costa leste da ilha de São Miguel, podendo ser observados tanto o concelho de Nordeste como da Povoação. Este miradouro encontra-se já dentro da área da ZPE Pico da Vara / Ribeira do Guilherme coincidente com a área de distribuição do Priolo, ave endémica de São Miguel e que se encontra restrita a esta área montanhosa a leste da ilha. A ave pode ser observada neste miradouro, especialmente nos meses de Verão.

Fotografia do priolo: Carlos Ribeiro

Muitos mais miradouros existem e cada um com a sua beleza e singularidade. Qual o seu preferido? Que outros miradouros deveriam estar na lista? Comente na nossa página de Facebook.

Publicidade

PARTILHE ESTE EVENTO:

Logo_footer   

   

error: O conteúdo deste evento está protegido!