Open/Close Menu Todos os eventos dos Açores

Este Top Azores é mesmo especial, pois este fim de semana temos mais de 20 eventos a acontecer um pouco por todos os Açores. Um dos mais espectaculares é sem dúvida o Red Bull Cliff Diving. Como não aconselhamos ninguém a dar estes mergulhos, nem na piscina lá de casa, aqui seguem 20 lugares mágicos onde pode dar um bom mergulho. Outro motivo pelo qual este Top Azores é muito especial é porque contamos com a colaboração do Miguel Machado, que escreveu e fotografou estes 20 lugares e que gentilmente nos cedeu e autorizou a publicar na Agenda dos Açores. Esperamos que gostem e acima de tudo o nosso muito obrigado ao Miguel.

*Fotos e texto da autoria de Miguel Machado.

1. Praia Calhau d’Areia

Fica na Ribeira das Tainhas, tem uma vista fantástica sobre o ilhéu de Vila Franca e o acesso é acessível, com parque de estacionamento. Tem balneários. O resto a imagem fala por si 
É uma praia não vigiada.

Coordenadas: N37.717071 W25.410922

2. Praia do Lombo Gordo

Situa-se em Nordeste e o acesso é feito por uma estrada muito acentuada onde pode ir de carro e depois por algumas escadas. A praia tem balneários e é conhecida por ter areia de x em x tempo (falaram-me em 7 anos), influenciada pelas marés.
Este ano a praia encontra-se assim, completa de areia.
É uma praia não vigiada.

3. Praia da Viola

O acesso poderá ser feito de carro até junto da praia, pela Lomba da Maia, onde existe um estacionamento para alguns carro e um percurso pedestre até à praia, com passagem por uma ribeira (com uma cascata que irei publicar mais tarde). O acesso por aqui torna-se mais complicado de maré cheia.
A praia tem acesso também pela Maia, pelo trilho PR27SMI, com a extensão de 5 km.
É uma praia vigiada aos fins de semana das 11h às 19h *

*atualizado a 20.06.2016

4. Porto da Caloura

Zona Balnear junto a um porto em Água de Pau, cidade de Lagoa. É caracterizada por uma mistura de cores tropicais e por águas límpidas. Enquadrada-se junto de uma falésia de rocha basáltica. Tem uma piscina para crianças e tem escadas de acesso ao mar.
Tem algum estacionamento.
É uma zona vigiada.

5. Calhau da Margarida

Situa-se na Ribeira das Tainhas, ao lado da praia que já publiquei anteriormente e o acesso é feito através das rochas. É uma praia tranquila, com pouca areia e onde as ondas rebenta longe.
O acesso deve ser feito com cuidado.
É uma zona não vigiada.

6. Zona Balnear do Frade

Fica na Freguesia da Maia e é de fácil acesso. Com maré vazia e mar calmo é paradisíaco e, no dia que fui, tinha pouca gente. Tem uma vista fantástica e pode-se disfrutar de um mar limpo e transparente. Uma boa alternativa ao Calhau D’areia/Porto de Pescas da Maia/Praia da Maia, na mesma freguesia.
Tem balneários.
É uma zona não vigiada.

7. Piscina Natural das Feteiras

Situa-se na freguesia de Feteiras, em Ponta Delgada. Na fotografia é visível a piscina construída e um acesso ao mar.
O acesso a esta zona banear é feito de carro até junto da piscina. Tem balneários, mas quando fui estavam fechados.
É uma zona não vigiada.

8. Praia sem nome conhecido

Fica a cerca de 700 metros da Praia dos Moinhos e tem areia variavel. Este ano está assim, mas já ouvi relatos e vi fotografias de areia depois do morro.
O acesso é feito por um pequeno trilho ao lado de uma casa amarela.
Coordenadas: N37.822508 W25.439064

9. Praia da Pedreira

Fica em Água D’alto, em Vila Franca. O acesso à entrada para a praia é feito por uma pequena rua depois de passar pelo famoso “Café do Araújo”. Tem estacionamento junto da entrada e um pequeno parque de estacionamento antes da entrada para os carros.
Depois de estacionar o acesso à praia é feito por um trilho em escadas.
É uma zona não vigiada.
Coordenadas: N37.717270 W25.462307

10. Praia dos Mosteiros

Conhecida pelo seu magnífico pôr-do-sol, fica na freguesia dos Mosteiros, em Ponta Delgada. Tem estacionamento e é de fácil acesso.

É uma praia vigiada.
Coordenadas: W37.888619 N25.823599

11. Calheta da Cabra

Fica na Caloura e é uma zona balnear em formato “calhau”. O acesso é feito através das rochas e deve ter sempre atenção à maré alta pois torna-se difícil ou quase impossível a sua passagem. Em maré baixa, como na fotografia, esta zona é magnífica para banhos!
A entrada para a Calheta da Cabra é feita por um pequeno trilho com início na placa informativa da “Caloura – Ponta da Galera”
É uma zona não vigiada e o estacionamento é difícil.
Coordenadas: N37.709213 W25.511381

12. Praia do Degredo

Situa-se ao lado da Praia da Pedreira, já aqui publicada e fica na mesma freguesia, em Água D’Alto. Tem estacionamento e o seu aceso é fácil, sendo feito por um pequeno percurso com boas condições.
É uma zona não vigiada.
Coordenadas: N37.715490 W25.452049

13. Piscina de São Vicente

Situa-se entre os conhecidos Poços de São Vicente e o Porto, que na altura da fotografia estava em obras.
A piscina é uma zona não vigiada e o acesso no dia da fotografia era pelas rochas ( logo ao lado dos Poços).
Tem estacionamento.
Coordenadas: W37.833960 N25.669004

14. Poços de São Vicente Ferreira

Fica a 10 minutos do centro da cidade de Ponta Delgada e é uma zona balnear muito concorrida. Tem estacionamento, bons acessos ao mar e muito espaço para estendera toalha.

Coordenadas: N37.834138 W25.669348

15. Praia do porto da freguesia do Porto Formoso

Fica mesmo no coração da freguesia, junto da igreja. Tem areia, mas pelo que observei os que frequentam esta zona balnear preferem entrar na água pelo porto, nomeadamente jovens, para aproveitar uma zona alta para saltos.

É uma zona não vigiada.
Coordenadas: N37.822284 N25.426192

16. Praia dos Moinhos

Esta é a famosa praia do Porto Formoso. Zona com casas para férias e com esta excelente zona balnear. Conhecida também por ter um snack bar com um excelente hambúrguer. Tem estacionamento, mas que em dias de verão não dá para a procura e a cima deste tem um parque de campismo gratuito com uma cascata.
É uma zona vigiada.
Coordenadas: N37.822508 W25.445218

17. Praia do Fogo

Esta é a famosa praia da Ribeira Quente frequentada por muitos micaelenses e que enche durante a muito conhecida Festa do Chicharro, que acontece todos os anos em julho. A praia é também conhecida por ser possível, em algumas zonas, sentir o mar quente devido a nascentes hidrotermais submarinas.
É uma praia vigiada, o acesso é fácil e tem parque de estacionamento.

Coordenadas: N37.729682 W25.307936

19. Praia Baixa da Areia 

Situa-se ao lado da tão conhecida Praia da Caloura. A praia é pouco frequentada e dá a sensação de estarmos fora da ilha. Tem estacionamento (o mesmo que a Praia da Caloura) e o acesso é feito por umas escadas em cimento.

É uma zona não vigiada.
Coordenadas: N37.716431 W25.516230

20. Forno da Cal

Esta zona balnear, em Ponta Delgada, foi construída a quando da reabilitação da Avenida do Mar. Está aberta só durante a época balnear de verão com horário entre as 10h00 e as 19h00. O acesso é feito através de umas escadas, que fora desse horário estão fechadas. Tem vista privilegiada para o Ilhéu Rosto do Cão, em São Roque.
Tem algum estacionamento.
É uma zona vigiada e de bandeira azul.
Coordenadas: N37.744549 W25.640553

Sabemos que existem muitos mais lugares mágicos, e o Miguel também, tanto que até já os fotografou. A Agenda dos Açores poderá vir a publicar um novo artigo sobre estes lugares e se por acaso conhecer algum e queira partilhar connosco deixe o seu comentário aqui ou no Facebook da Agenda dos Açores.


There is no ads to display, Please add some

PARTILHE ESTE EVENTO:

Logo_footer   

   

error: O conteúdo deste evento está protegido!