17
Fevereiro
17:00 — 18:30
São Miguel – Igreja de Nossa Senhora de Fátima
Rua do Lajedo

Ponta Delgada, 9500-153
A carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

Sinfonietta de Ponta Delgada, agrupamento tutelado pela Quadrivium – Associação Artística, apresenta-se em concerto no próximo dia 17 de Fevereiro, às 17:00, com obras de Ludwig van Beethoven e Felix Mendelssohn. A direcção musical estará a cargo do maestro Amâncio Cabral.
Num evento que inaugura a temporada de concertos da Sinfonietta de Ponta Delgada em 2019, focam-se essencialmente compositores alemães de estéticas claramente contrastantes. Enquanto que em Beethoven encontramos o apogeu do classicismo vienense e o início da mudança de paradigma musical, Mendelssohn já faz parte de toda uma nova era de pensamento artístico.
O Concerto para Violino em Mi menor, Op. 64, de Felix Mendelssohn é a derradeira rendição deste compositor ao violino – instrumento que viria a explorar das mais variadas maneiras nas suas obras orquestrais e de música de câmara. Sendo uma das suas mais aclamadas obras alguma vez escritas, é um perfeito exemplo da totalidade das capacidades do violino e do seu intérprete. Desta feita, a interpretação deste concerto estará a cargo da jovem violinista açoriana Ana Oliveira. Ana Oliveira estudou no Conservatório Regional de Ponta Delgada com Natalia Zhylkina, tendo prosseguido os seus estudos na Academia Nacional Superior de Orquestra com Aníbal Lima, um dos mais proeminentes professores de violino portugueses, e com Bin Chao, na Escola Superior de Música de Lisboa.
No universo da história da música da sinfonia, nenhum compositor atravessa uma viagem tão complexa como Beethoven. No decorrer de um espaço de 9 sinfonias está o amadurecer e crescer de um génio, da transição de um classicismo claro para um romantismo absoluto. A viagem sinfónica de Beethoven começa com a sua Op. 21 numa confortável tonalidade de Do maior. Ouvida pela primeira vez em Viena no dia 2 de Abril de 1800 a sinfonia nr 1 de L. van Beethoven mantém-se até aos dias de hoje como repertório obrigatório para todas as orquestras sinfónicas do mundo. Poderá ser considerada a sua sinfonia mais clássica, escrita seguindo os parâmetros expressos nas obras de compositores como Haydn e Mozart.
Este concerto da Sinfonietta de Ponta Delgada, dirigida pelo maestro Amâncio Cabral, terá lugar na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Ponta Delgada, no próximo dia 17 de Fevereiro de 2019, pelas 17:00. Este evento é uma iniciativa da Câmara Municipal de Ponta Delgada e conta com o apoio institucional da República Portuguesa – Cultura/Direcção-Geral das Artes e da Direção Regional da Cultura dos Açores.

A entrada é livre.

 

Foto: Câmara Municipal de Ponta Delgada

Publicidade

PARTILHE ESTE EVENTO: