12
Junho
18:00 — 19:00
Terceira – Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Rua do Morrão, 42

Angra do Heroísmo, 9700-054
A carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove um “Encontro com o Escritor”, rubrica que apresenta desde 2016, desta feita com a presença da escritora premiada Teolinda Gersão. Esta escritora granjeou já largo espaço na literatura portuguesa, e é alvo de estudos em Portugal e no estrangeiro. A autora de A Cidade de Ulisses estará à conversa com os seus leitores numa sessão moderada por Carlos Severino, ao final da tarde, abordando a sua vasta obra e percurso literário.”

Teolinda Gersão descreve-se assim: “Comecei a publicar regularmente em 1981, e os livros que escrevo não envelhecem comigo. Sou versátil, escrevo romances, contos e ainda outros livros, que escapam a classificações porque são aventureiros e experimentais: vejo-os como uma espécie de diários heterodoxos, em que “eu” estou e não estou, e a que chamo genericamente Cadernos, embora cada um tenha um título diferente.

A minha escrita é muito visual e facilmente adaptável a teatro e cinema, o que tem acontecido com frequência.”

Como escreveu António Guerreiro sobre o seu romance de estreia: A recepção crítica foi triunfal e afinou pelo tom superlativo da consagração. Doze anos depois grande era o risco de se ter tornado um objecto cristalizado e enfraquecido.  Mas venceu essa prova de fogo e chega-nos intacto.

 

A escritora ganhou os principais prémios literários portugueses: Grande Prémio de Romance e Novela da APE, o Prémio do PEN Clube (1981 e 1989), o Grande Prémio do Conto Camilo Castelo Branco e o Prémio Fernando Namora (1999 e 2015). Foi finalista do Prémio Europeu de Romance Aristeion e, em 2018 foi-lhe atribuído o Marquis Lifetime Achievement Award.

Foi escritora residente da Universidade de Berkley em 2004. Está traduzida em 17 países. Alguns dos seus contos e livros têm sido adaptados ao cinema e ao teatro e encenados em Portugal, Alemanha e Roménia.

PARTILHE ESTE EVENTO: