28
Fevereiro
10:00 — 18:00
Terceira – Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Rua do Morrão, 42

Angra do Heroísmo, 9700-054
A carregar Eventos

A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, inaugura sexta-feira, 14 de setembro, pelas 18h30, a exposição “Vitorino Nemésio: as fibras do mormaço”, evento que inclui uma conferência de António Machado Pires.

Na passagem do 40.º aniversário do desaparecimento de um dos maiores vultos da literatura portuguesa contemporânea, a Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro assinala a data através de uma exposição e de um catálogo, num ano em que se comemoram os aniversários das primeiras edições de algumas das suas obras mais significativas.

Assim, em 2018, celebra-se a passagem do 50.º aniversário da primeira edição de “Violão de Morro” e de “Caatinga e Terra Caída: Viagens no Nordeste e no Amazonas”, além do 60.º aniversário da publicação de “Conhecimento de Poesia” e de “O Retrato do Semeador”.

Neste ano, assinala-se também o 80.º aniversário sobre a primeira edição de “O Bicho Harmonioso”

Na exposição são apresentadas estas obras, bem como as edições que a Biblioteca possui posteriores aquelas datas, podendo também ser apreciados livros da biblioteca de Vitorino Nemésio citados ao longo das obras em destaque e que ele anotou, comentou ou assinalou, muitos deles autografados pelos respetivos autores.

A mostra, que estará patente até 28 de fevereiro, integra ainda manuscritos de alguns dos poemas contidos em “Violão de Morro” que fazem parte do arquivo de Vitorino Nemésio.

 

Foto: DR

Publicidade

PARTILHE ESTE EVENTO: