12
Janeiro
9:30 — 17:00
São Jorge – Museu Francisco de Lacerda
Rua José Azevedo da Cunha
Calheta 9850-038
A carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

Será apresentada a exposição fotográfica Código postal: A2053N, no Museu Francisco de Lacerda, no dia 19 de outubro às 20:00 h. Pepe Brix documentou durante três meses e meio a vida a bordo do Joana Princesa, um dos 13 sobreviventes da frota portuguesa de navios de pesca longínqua. Chamou ao trabalho “Código Postal: A2053N”, a matrícula do navio. Construída em 1970, esta embarcação de 80 metros por 12,5 continua a desafiar os mares gelados do Atlântico Noroeste, como tantas outras antes dela. A exposição estará patente ao público até dia 26 de agosto.
Por sua vez no Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, no dia 26 de maio, será inaugurada a exposição Na rota das grandes manchas. Trata-se de um documentário realizado para a National Geographic Portugal, sobre a pesca do atum no arquipélago dos Açores. Pepe acompanhou a embarcação Mestre Soares, de Vila do Porto, durante uma semana, numa jornada que navegou a norte das ilhas Terceira e Graciosa. Ao contrário da maioria dos atuneiros da frota açorina, esta conseguiu encontrar a tão procurada “mancha de atum” que lhe valeu um mês e meio de permanência sobre a mesma e 96 toneladas de atum capturado. À semelhança do que acontece nos arquipélagos da Madeira e Cabo Verde, os açorianos continuam a dar o exemplo ao mundo, praticando a arte do “Salto e Vara”, para a captura do atum, uma das mais seletivas e sustentáveis entre todas as artes de pesca utilizadas. A exposição estará patente ao público até dia 2 de setembro.
Depois de publicada na edição de Outubro de 2016 da revista National Geographic Portugal, o documentário fotográfico entrou num circuito de exposições que conta com o alto apoio da Direção Regional das Pescas, Direção Regional da Cultura, do Município de Vila do Porto, e da National Geographic Portugal.
Pepe Brix, de 33 anos, um “vagamundo” como é definido, já realizou vários trabalhos fotográficos pelo mundo, os quais foram tema para exposições e livros, nomeadamente na revista National Geographic, da qual é colaborador. Foi vencedor do Prémio Gazeta 2015 na categoria Fotojornalismo.

 

A exposição é promovida pela Direção Regional da Cultura e estará patente até 12 de janeiro.

 

Cartaz: DR

PARTILHE ESTE EVENTO:

Detalhes

Data:
Janeiro, 12
Hora:
9:30 - 17:00
Categorias de Evento:
,
Etiquetas de Evento:
, , , ,