08
Março
21:00 — 22:00
Terceira – Instituto Açoriano de Cultura
Alto das Covas, Apartado 67

Angra do Heroísmo, 9700-220
A carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

Sexta-feira, 8 de março, pelas 21h00, o IAC leva a cabo mais um Grémio das Nove, para uma conversa sobre as Raízes Egípcias do Culto do Espírito Santo, que contará com a presença de Rogério Sousa.

Nesta palestra abordar-se-á um dos núcleos identitários mais salientes das comunidades açorianas, o culto do Espírito Santo, à luz da tradição teológica egípcia. A tríade solar de Heliópolis, a cidade do culto solar, destaca-se na forma como poderá ter ajudado a criar no seio do cristianismo primitivo as bases para a formulação da Santíssima Trindade. Desta forma, é possível estabelecer paralelos conceptuais entre as duas tradições, os quais permitem compreender a génese de noções teológicas tão importantes como o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Apesar da centralidade destas noções, a sua genealogia permanece ainda hoje mal conhecida, pelo que conhecer a sua origem nos ajuda a compreender melhor as razões profundas para a implantação do culto do Espírito Santo no próprio arquipélago.

 Rogério Sousa é investigador principal do CITCEM, Faculdade de Letras da Universidade do Porto e egiptólogo, especialista em estudos de iconografia e simbólica, e coordenador do projeto internacional Gate of the Priests. Autor de uma vasta bibliografia publicada em Portugal e no estrangeiro, destacam-se, entre os títulos publicados no nosso país, “Iniciação e mistério no Antigo Egipto” (2009), “O Livro das Origens: O texto teológico da Pedra de Chabaka” (2011), “Guia Simbólico do Bom Jesus do Monte” (2016).

 

Cartaz: DR

PARTILHE ESTE EVENTO:

Detalhes

Data:
Março, 8
Hora:
21:00 - 22:00
Categorias de Evento:
,
Etiquetas de Evento:
, , , , ,