08
Fevereiro
21:00 — 22:30
Terceira – Instituto Açoriano de Cultura
Alto das Covas, Apartado 67

Angra do Heroísmo, 9700-220
A carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

No próximo dia 8 de fevereiro, sexta-feira, pelas 21h00, Vasco Rosa estará no IAC em mais um Grémio das Nove, para uma conversa sobre a relação de Vitorino Nemésio com a imprensa e os jornais.

O autor terceirense, que há 75 anos via publicado o seu “Mau Tempo no Canal”, escreveu muito para jornais, abraçando variadíssimos géneros, da crítica literária à literatura de viagens, do memorialismo à história cultural e à crónica política. «Escritor total» foi, também, diretor de periódicos quando esteve em causa a defesa e elogio da liberdade de imprensa. A sua ligação com o mundo do jornalismo começou bem cedo, logo na sua juventude na Ilha Terceira e manteve-se ao longo da sua vida. Vínculo esse que deixou sublinhado nos derradeiros meses de vida, em várias páginas da sua autobiografia.

Nesta conversa de Vasco Rosa, será também referido o que pode representar a compilação dos dispersos inéditos relacionados com a imprensa, que foi agora, quarenta anos após a morte do grande escritor e pela primeira vez, levada a cabo. E será publicada, em dois volumes, numa edição conjunta da Imprensa Nacional e Companhia das Ilhas, no âmbito da Obra Completa de Vitorino Nemésio em curso, sob direção de Luiz Fagundes Duarte.

Vasco Rosa, editor e jornalista, que escreve habitualmente no “Observador”, colabora com o “Açoriano Oriental” e com a revista “Grotta” e é autor de “Cinzento e Dourado. Raul Brandão em foco nos 150 anos do seu nascimento (Imprensa Nacional, 2017) e de “Raul Brandão e os Açores” (a sair em maio próximo, com prefácio de Urbano Bettencourt).

PARTILHE ESTE EVENTO:

Detalhes

Data:
Fevereiro, 8
Hora:
21:00 - 22:30
Categorias de Evento:
,
Etiquetas de Evento:
, , , ,