23
Março
16:00 — 17:00
São Miguel – Polivalente das Capelas
Rua Nossa Senhora da Apresentação

Ponta Delgada, Capelas 9545-149
A carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

Será lançado no dia 23 de março às 16:00 h, o livro Liberalismo e Municipalismo: O Caso do Extinto Concelho das Capelas na ilha de São Miguel (1839-1853), de André Viveiros, com edição Letras Lavadas, no Edifício Polivalente de Serviços (frente à Igreja Matriz das Capelas). A apresentação ficará a cargo do Cónego António Regro.

Este estudo, resultado da tese de Doutoramento de André Manuel Pereira de Viveiros em História Insular e Atlântica (séculos XV-XX), com orientação do Professor Doutor Carlos Cordeiro, pretende ser um pequeno contributo para o conhecimento da História Local das ilhas dos Açores. Apontamento historiográfico onde procuramos saber quais as razões que estiveram na base da criação do concelho das Capelas em 1839, na ilha de São Miguel, como se processou o seu o funcionamento e quais as razões ponderosas que ditaram a sua extinção em 1853.
Com a chegada da Regeneração em 1851 e consequente nomeação de novo Governador Civil temos, primeiro, a dissolução da câmara municipal e, depois, a efetiva supressão do concelho, que até era sustentável economicamente, quando comparados os seus dados com os dos demais da ilha. No estudo, permanece a dúvida sobre o real significado da economia da laranja sobre todo o processo do efémero concelho das Capelas.

 

Imagem: Publiçor

PARTILHE ESTE EVENTO:

Detalhes

Data:
Março, 23
Hora:
16:00 - 17:00
Categoria de Evento:
Etiquetas de Evento:
, , , , , ,