23
Março
21:00 — 23:00
Terceira – Igreja de Nossa Senhora da Guia
Ladeira de São Francisco

Angra do Heroísmo, 9701-875
A carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

O Museu de Angra do Heroísmo, mediante uma colaboração com a Associação Nascer e Crescer Feliz, promove a 23 de março, pelas 21h00, na Igreja de Nossa Senhora da Guia uma Noite Lírica Beneficente, com a participação dos contratenores João Paulo Ferreira e Luís Peças e do organista residente do MAH Gustaaf van Manen.

O pograma do concerto, cuja receita reverte a favor da Associação Nascer e Crescer Feliz, contempla canções portuguesas do século XVI e obras dos compositores Johann Adoplph Hasse, Georg Fr. Händel, César Franck e Franz Schubert.

Os bilhetes podem ser adquiridos uma hora antes do espetáculo no nártex da Igreja de Nossa Senhora da Guia ou diretamente junto dos colaboradores da Associação, que foi criada por iniciativa de um grupo de cidadãos interessados em ajudar e promover a defesa da vida e a melhoria de condições da população vulnerável ao risco social, em particular mães em dificuldade e recém-nascidos, apoiando com bens essenciais.

O contratenor Luís Peças iniciou os estudos musicais em 1985, na banda de música de Alcobaça, como oboísta. No ano seguinte, ingressou no Conservatório Nacional de Lisboa. Como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, frequentou aulas de canto com a meio-soprano de origem romena Liliane Bizineche. Paralelamente, trabalhou com professores como o baixo alemão Max van Egmond e a soprano norte-americana Jill Feldman, em cursos de interpretação de Música Antiga e, em 1999, aperfeiçoou o repertório barroco com o contratenor britânico Rodney Gibson. Tem atuado com regularidade em palcos europeus e norte-americanos. Em Portugal, é presença assídua em recitais no Mosteiro de Alcobaça.

Por seu lado, o contratenor brasileiro João Paulo Ferreira iniciou a sua carreira internacional no verão de 2014, com o Nido Delas Artes International Opera Tour, tendo atuado no México, Panamá e Costa Rica. Ainda em 2014, estreou-se em Portugal, num recital com Luís Peças, no santuário de Nª. S.ª da Nazaré, tendo desde então atuado conjuntamente com Luís Peças em vários palcos europeus, nomeadamente em França e Inglaterra.

O cravista Gustaaf Robert van Manen nasceu na Holanda em 1946. Estudou Musicologia na Universidade de Amesterdão e no Conservatório Superior desta cidade, licenciando-se em pedagogia da música e piano em 1969. Em 1980, radicou-se nos Açores, tendo sido professor convidado de piano e órgão do Conservatório Regional de Ponta Delgada, onde foi fundador do coro. A partir de 1983, integra a equipa docente do Conservatório Regional de Angra do Heroísmo, instituição de que é eleito Presidente em 1999, cargo que ocupou até 2004, data da sua reforma. De 1985 a 1998, lecionou a disciplina de pedagogia da música no Curso de Professores do Ensino Básico e de Educadores de Infância na Universidade dos Açores. Desde 2016 que se tornou organista residente do Museu e Angra do Heroísmo, exercitando-se diariamente no órgão histórico da Igreja de Nossa Senhora da Guia, contribuindo para a preservação das qualidades tímbricas únicas deste instrumento histórico.

 

Foto: DR

PARTILHE ESTE EVENTO: