Open/Close Menu Todos os eventos dos Açores

O Município do Nordeste, na ilha de São Miguel, é um verdadeiro colírio para a nossa visão! Uma vila catita, miradouros de perder a respiração e trilhos revigorantes é o que não falta neste concelho!

Com o Top Azores irás conhecer algumas maravilhas do extremo oriente de São Miguel, infelizmente esquecido um pouco pelo turismo dito mainstream.

1. Centro da Vila do Nordeste

A Vila do Nordeste é mesmo muito catita, com flores a dar as boas-vindas aos locais e forasteiros, além da sua ponte de 7 arcos, edificada em 1883, e a Igreja de São Jorge (Matriz), do século XV, na Praça da República.

 

2. Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões

É um dos locais mais procurados na região do Nordeste e, avaliando pelas fotografias percebe-se bem o porquê! Vegetação profusa e muito diversificada, frescas águas da Ribeira que promovem belas quedas de água e a calmaria de um lindo lago, Moinhos de Água, Museu Etnográfico, antigas casas de moleiro, aproveitados para alojamento turístico, Posto de Turismo, snack-bar e parques de merendas é com o que poderás contar neste maravilhoso Parque situado à beira da Estrada Regional, na freguesia da Achada.

 

3. Miradouro Vista dos Barcos e Farol do Arnel

O Farol do Arnel, situado na ponta do Arnel, no extremo nordeste da ilha de São Miguel, entrou em funcionamento em 1876, tendo sido o primeiro farol implantado na Região Autónoma dos Açores. É edificado em finais do século XIX num contexto de modernização do concelho, pela mão do grande obreiro do Nordeste, António Alves de Oliveira.

Durante todo o ano, são facultadas visitas guiadas ao Farol do Arnel, podendo os visitantes conhecer a história e o património, assim como a atividade do farol e do faroleiro.
No Farol do Arnel pode ainda ser apreciada uma exposição permanente sobre os faróis dos Açores.

Aberto para visita à 4ª feira

14h00 às 17h00 – verão

13h30 às 16h30 – inverno

Gratuito e sem inscrição.

Acesso ao Farol do Arnel

Dada a inclinação acentuada do caminho de acesso ao farol e a inexistência de estacionamento no local, aconselha-se que o percurso seja feito a pé, ficando as viaturas no parque de estacionamento da Estrada Regional, junto à descida para o caminho do porto de pescas.

4. Miradouro da Serra da Tronqueira

O Miradouro da Serra da Tronqueira situa-se na Estrada da Tronqueira, estrada secundária, de terra batida, que atravessa a serra desde o Nordeste até ao concelho da Povoação (perto da entrada para o Faial da Terra). O miradouro oferece uma imponente vista sobre a Serra da Tronqueira e o Pico da Vara, pico mais alto da ilha de São Miguel com 1103 m., e também sobre o Pico Verde com 931 metros.

Este miradouro encontra-se no coração do habitat do Priolo, e em torno dele podemos encontrar a mais importante mancha de Floresta Laurissilva  da ilha. Em determinados períodos do ano, pode mesmo ser ali avistado o Priolo. O Cedro-do-mato, a Uva-de-serra, o Louro e o Azevinho são algumas das plantas endémicas que envolvem o Miradouro da Tronqueira.

 

5. Pico da Vara

Foto: Parques Naturais dos Açores

As encostas do ponto mais alto do Nordeste formam a Reserva Florestal Natural do Pico da Vara, com o intuito de preservar o Priolo, dado o extremo perigo de extinção em que esta ave endémica se encontrava, chegando a ser a segunda ave mais ameaçada da Europa.

Devido a isso, se quiser subir ao Pico da Vara, terá que requerer uma autorização prévia da Secretaria Regional dos Recursos Florestais.

 

Foto: Carlos Ribeiro

6. Miradouro do Ponta do Sossego

 

O Miradouro da Ponta do Sossego, situado na Lomba da Pedreira, oferece uma vista soberba sobre a costa, mas aqui o paraíso são mesmo os jardins. A diversidade de flores e de canteiros, sempre muito cuidados durante todo o ano, fazem deste local o maior jardim do concelho do Nordeste.

A vista sobre o mar é igualmente soberba, podendo daqui avistar-se a Fajã do Araújo e a Praia do Lombo Gordo.
No Miradouro da Ponta do Sossego é tradição as famílias reunirem-se para um piquenique de fim-de-semana ao ar livre. A afluência de visitantes ao Miradouro da Ponta do Sossego é de tal ordem no Verão que por vezes se torna difícil encontrar uma churrasqueira disponível entre as várias que existem no local.

 

7. Miradouro da Ponta da Madrugada

É o melhor miradouro para se observar o nascer do sol, pois está situado numa das extremidades da ilha, na Lomba da Pedreira.

8. Miradouro da Vigia das Baleias

Situado na Algarvia, ao longo da estrada principal, este local teve no passado um posto de vigia de baleias. Encontramos ali a reprodução de um antigo posto de vigia e um nicho de homenagem a Nossa Senhora de Fátima.

O miradouro está dotado de palheiros para merenda, churrasqueiras, instalações sanitárias e um circuito de manutenção física ao ar livre.

O Miradouro da Vigia das Baleias oferece uma vista soberba sobre o mar e a costa norte.

9. Zona Balnear da Foz da Ribeira

Depois de entrar na Vila de Nordeste e ao descer até à Zona Balnear da Foz da Ribeira ou ao Parque de Campismo da Feira, vamos encontrar o Miradouro da Boca da Ribeira, com vista sobre a foz da Ribeira do Guilherme, ladeada de extensa vegetação e a abrir-se para o mar.

No sopé da ribeira, está o complexo balnear, com piscina servida por água do mar. Esta é a maior zona balnear do concelho, com acesso automóvel pela Vila e a pé pela freguesia da Lomba da Fazenda.

10. Trilho Padrão das Alminhas / Salto da Farinha

Foto: Rui Medeiros

Esta rota linear no Nordeste liga as freguesias da Achadinha à Salga, passando por locais de enorme beleza natural, como o Miradouro e cascata do Salto da Farinha e o Poço Azul, e de grande importância histórica, como o Padrão histórico das Alminhas, monumento que assinala o desembarque das forças liberais vindas da ilha Terceira, em Agosto de 1831, no contexto da Guerra Civil Portuguesa (1828-1834), a Casa da Cultura João Melo.

Foto: Susie L.

O Nordeste é mesmo um verdadeiro encanto, não é? Conhece mais sobre esta maravilha da Natureza com o livro Álbum Nordestense, de José de Almeida Mello, edição Publiçor, à venda na seguinte ligação:

 

Álbum Nordestense

PARTILHE ESTE EVENTO:

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

Logo_footer   

   

error: O conteúdo deste evento está protegido!