Open/Close Menu Todos os eventos dos Açores

Vila da Santa, a cidade do passado sem futuro Se é verdade que Cidade sem Nome, de Ana Ferraz da Rosa, saído em Setembro de 2018, passou despercebido no nosso já reduzido mercado editorial, mais verdade é que deveria merecer um pouco da nossa (reduzida) atenção. É um romance curto, quiçá mais próximo do tom…

As Cavalhadas de São Pedro constituem um dos pontos altos das Festas da Ribeira Grande, e o cortejo reúne cavaleiros, lanceiros, corneteiros e o rei que, trajados a rigor, fazem um percurso que começa junto ao Solar da Mafoma e, ao som de cornetas, dirigem-se para o centro da cidade, até à igreja de S….

Numa visita recente que fiz à Nova Gráfica tropecei neste livro que tinham acabado de imprimir, O Bracinho, de Carlos Tomé, que será lançado no dia 26 de Março, pelas 18h30 no Teatro Micaelense. Mais que seduzido pelo título, resultante de uma certa ideia de cultura popular que existe na ilha de São Miguel no…

Neste Top Azores irás conhecer 20 criaturas fantásticas que habitam nos mares dos Açores, entre peixes, moluscos, répteis e mamíferos. Mergulha connosco e descobre alguns dos animais do habitat marinho dos Açores, e sem precisar de fato e máscara-de-mergulho ou cilindro de ar comprimido! Cetáceos 1. Cachalote (Physeter macrocephalus) JFontes©ImagDOP/UAc_Siaram É o maior cetáceo com…

Quando a ficção ultrapassa o fronteira do cânone Começo com uma pergunta que me persegue desde que me conheço como leitor a sério (há 35 anos 10 meses 13 dias 2 horas e 10 segundos), preparava-me para ler o “Valente Soldado Schveik”, de Jaroslav Hasek, embora o falecido senhor Gil, na época, o único livreiro…

No dia 7 de junho de 2019, Creusa Raposo dá a conhecer ao público o resultado da sua investigação ao património edificado da freguesia dos Arrifes, concelho de Ponta Delgada, no âmbito da sua dissertação de Mestrado em Património, Museologia e Desenvolvimento. Este novo livro de Creusa Raposo desafia os leitores a responder à seguinte…

Dia 18 de maio é o Dia Internacional dos Museus e nada melhor do que conhecer estes edifícios, por vezes espalhados por diversos pólos, como homenagem à sua importância na difusão e preservação da História, da cultura e tradições, da Etnografia, da Ciência, e da Arte (seja ela erudita ou popular), entre outras particularidades. Neste…

João Paulo II foi, até agora, o único Papa que visitou os Açores. O grande acontecimento ocorreu a 11 de maio de 1991, durante a segunda visita que este realizou em Portugal ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima. Esta visita, de apenas algumas horas, traduziu-se numa celebração eucarística, em Angra do Heroísmo (ilha Terceira)…

23 de Abril vamos comemorar mais um dia Mundial do Livro. A Letras Lavadas decidiu juntar-se à festa com um Top Azores dedicado em exclusivo aos nossos lançamentos mais recentes. Para ler, da primeira à última letras, livros incluídos. “O Bracinho” de Carlos Tomé O último romance de Carlos Tomé confirma todo o talento e…

Os Romeiros de São Miguel são uma tradição quaresmal, que existe, possivelmente, desde o século XVI, em que centenas de homens – divididos por ranchos – percorrem a ilha a pé para pagar uma promessa para si próprios ou em nome de outros que não possam cumpri-la, rezando junto de todas as igrejas que tenham…

Neste Top Azores damos-te a conhecer as maiores casas de espetáculo dos Açores, onde poderás assistir a peças de teatro, concertos, saraus, conferências, entre outros. Coliseu Micaelense, Ponta Delgada (São Miguel) A sala principal é o verdadeiro ex-líbris do Coliseu Micaelense. Foto: Câmara Municipal de Ponta Delgada Situado no centro de Ponta Delgada, o Coliseu…

No dia 21 de março comemora-se o Dia Mundial da Floresta e da Árvore, e o Top Azores dedica um espaço especial à flora açoriana, tanto a nativa, comum às ilhas da Macoronésia (Floresta Laurissilva), como a endémica, ou seja, que apenas existe no Arquiélago dos Açores. A Floresta Laurissilva e sua importância Laurissilva é o…

🎼 Pra me perder nesses recantos Onde tu andas, sozinha sem mim, Ardo em ciúme desse jardim, Onde só vai quem tu quiseres, Onde és senhora do tempo sem fim, Por minha cruz, jóia de luz, Entre as mulheres. 🎼 Ao contrário da canção de Paulo Gonzo, estes doze jardins são tudo menos proibidos e…

Em 2017, a Letras Lavadas editou o livro Vidas – Mulheres Açorianas, uma antologia biográfica de dezoito maravilhosas mulheres açorianas ou que viveram nos Açores, coordenada pela Doutora Ângela Furtado-Brum. No Dia Internacional da Mulher, o Top Azores decidiu destacar 7 dessas dezoito mulheres. Mulheres essas que se destacaram pela sua paixão pelo ensino e educação,…

O Carnaval celebra-se em diversos países ocidentais de tradição e raízes cristãs, em que momentos de excessos e de folia são liberados, atingindo o seu ponto máximo no Entrudo, levando ao ditado popular que “no dia de Carnaval ninguém leva a mal”. E como boa festa popular que é, o Carnaval é feito de tradições,…

Apesar de ser pouco usual, quando as temperaturas atingem valores muito baixos, quase negativos, neve, gelo e granizo cobrem os pontos altos das ilhas açorianas (com exceção da montanha do Pico, que por ser o ponto mais alto de Portugal neva todos os anos). E foi este acontecimento que ocorreu no passado dia 21 de…

Está patente até 17 de fevereiro, no Núcleo de Santa Bárbara do Museu Carlos Machado, em Ponta Delgada, a exposição António  Eduardo Soares de Sousa Em Três Estações, com a comissão de Leonor Almeida Pereira. Neste artigo do Top Azores, conhece um pouco da obra do arquiteto e artista plástico António Eduardo Soares de Sousa. Uma…

Dia 12 de fevereiro celebra-se o dia de Darwin como uma forma de celebrar a Ciência e as suas descobertas. A 12 de fevereiro de 1809, nascia o naturalista britânico que chocaria o mundo com a teoria que, dois séculos mais tarde, se tornaria a mais aceite entre os cientistas para explicar alguns fenómenos ligados à…

A festa em honra a Nossa Senhora da Estrela é uma tradição na Ribeira Grande que junta grupos ou ranchos informais de gente que durante a noite vão de casa em casa de amigos e conhecidos, e desfilam pela Rua Direita, finalizando com louvores à padroeira na igreja Matriz, na noite de 1 a 2…

O Município do Nordeste, na ilha de São Miguel, é um verdadeiro colírio para a nossa visão! Uma vila catita, miradouros de perder a respiração e trilhos revigorantes é o que não falta neste concelho! Com o Top Azores irás conhecer algumas maravilhas do extremo oriente de São Miguel, infelizmente esquecido um pouco pelo turismo…

Logo_footer   

   

error: O conteúdo deste evento está protegido!